Na passada quinta-feira, dia 30 de outubro, os alunos do 12.º ano realizaram uma visita de estudo ao Convento de Mafra, acompanhados pelas professoras Lúcia Romano, Cristina Braga, Isabel Matos e pela Dra. Isabel Resendes.
A visita teve como principais objetivos caracterizar o absolutismo joanino, reconhecer na obra Memorial do Convento, de José Saramago, a crítica à sociedade de ordens setecentista, integrar a construção do Convento de Mafra no contexto económico da exploração do ouro brasileiro, apreciar o património artístico deste importante monumento nacional e salientar o papel do povo anónimo na construção da História.
Ao longo da visita, os alunos tiveram a oportunidade de explorar os espaços emblemáticos do Convento, compreender a dimensão política, religiosa e simbólica da sua edificação e aprofundar a relação entre a arte, a literatura e a história. A experiência revelou-se uma verdadeira aula viva, que permitiu consolidar aprendizagens de forma dinâmica e significativa.
A atividade proporcionou também momentos de reflexão sobre a mensagem saramaguiana, nomeadamente a valorização da memória coletiva e do esforço humano anónimo que sustenta as grandes obras da História.
Esta visita de estudo representou, assim, uma importante oportunidade de enriquecimento cultural e literário, reforçando a ligação entre o conhecimento teórico e a realidade histórica e artística do país.
				
								












