Grandes Linhas
ICE – Instituto de Ciências Educativas
O projeto educativo do Instituto de Ciências Educativas (ICE) estrutura-se nos princípios educativos que dão prioridade à dignidade da pessoa humana, em todas as suas dimensões.
Pretende ser um desafio essencialmente coletivo e, por isso, partilhado, centrando-se na formação integral do indivíduo, em articulação com duas dimensões basilares: a humana e a académica.
Neste pressuposto, a construção de um projeto desta natureza constitui-se numa oportunidade única para o exercício da reflexividade, uma vez que concede a possibilidade de repensar a organização, as relações e conexões que nela se estabelecem, no sentido da conceção de uma estratégia, que venha a assumir-se enquanto referencial, alicerçada na consciência da responsabilidade educativa, como um processo que integra as dimensões pessoais e sociais.
Queremos proporcionar aos nossos alunos um ambiente em que cada um possa crescer e dar o seu melhor, na medida em que, no ICE, valorizamos a excelência completa e integral.
O presente projeto não é um documento fechado, mas antes dinâmico, no pressuposto em que a interação a estabelecer com os diversos parceiros para a sua operacionalização levará à construção de um referencial de ação da vida do ICE.
Esta visão pressupõe que o ICE se constitua como uma organização capaz de responder aos desafios que permanentemente lhe são colocados, com capacidade de enfrentar obstáculos e transformar momentos de crise em oportunidades.
O ICE pretende ser reconhecido como uma organização de referência e de excelência, pela qualidade do nível do ensino e formação ministrados e pelo desenvolvimento de práticas educativas.
Pretende, de igual modo, vincular os membros da comunidade educativa no respeito pelas diferenças individuais e na construção coletiva de um desígnio comum com o objetivo de fortalecer a cultura organizacional do ICE, promover um maior envolvimento entre este e a comunidade educativa, reforçando os elos entre os vários agentes educativos e, consequentemente, promover a melhoria do sucesso educativo e a dignificação da imagem do ICE no meio onde se insere, através do desenvolvimento de práticas educativas inovadoras e pela qualidade de formação de cidadãos responsáveis e empreendedores.
Partindo do pressuposto de que a Educação deve procurar responder aos desafios da sociedade, nomeadamente ao desafio da inclusão, do respeito pela diversidade de cada um, o ICE procura adequar, de forma positiva, a pedagogia a cada aluno, no sentido de:
- Assegurar a aprendizagem de todos os alunos e de cada um, permitindo que estes se assumam enquanto cidadãos ativos, empreendedores, responsáveis, preparados para construir o seu projeto de vida.
- Fomentar a participação dos alunos na construção do mundo e influenciar pessoas, cooperando e convivendo com respeito pela visão humanista da sociedade.
- Desenvolver a capacidade de resolução de problemas complexos, de integração do conhecimento emergente e a capacidade de comunicar de forma eficaz.
- Incorporar no currículo questões como identidade, segurança, sustentabilidade, interculturalidade, inovação, criatividade e bem-estar.
- Com efeito, o ICE orgulha-se de ter uma preocupação generalizada com o aluno real e com a construção de projetos de vida consentâneos com o perfil de cada aluno, a par de uma aposta no desenvolvimento de uma cidadania informada, consubstanciada numa gestão do currículo em articulação com a realidade local e global, ou seja, o currículo local ou território é encarado como fonte de aprendizagem, de modo a suscitar aprendizagens interdisciplinares sem prejuízo da consolidação do conhecimento disciplinar.