Mensagem da Direção Pedagógica
Dra. Isabel Matos e Dra. Susana Neves | Direção Pedagógica
Que experiência de aprendizagem queremos que os nossos alunos tenham?
Que Escola temos para oferecer?
Cabe ao professor, com a sua paixão, rigor e exigência, moldar os seus alunos, limando as arestas, evidenciando as qualidades e respeitando as suas formas mais específicas. Estes professores são os alicerces da nossa Escola, uma Escola Feliz, Onde Crescemos Juntos.
O Instituto de Ciências Educativas (ICE) é mais do que uma escola, consubstanciando-se em torno do seu Projeto Educativo. Os nossos professores não se limitam a ensinar aquilo que os alunos poderiam até aprender sozinhos, pois estão comprometidos com a verdadeira missão educativa, alicerçada no desenvolvimento de competências específicas dos discentes que lhes permitam, autonomamente, Pensar+, Fazer+, Participar+, Saber+. Para tal, o professor, no ICE, pode, apoiado pelas estruturas curriculares e pedagógicas, desenvolver com liberdade, autonomia e flexibilidade o trabalho junto dos seus alunos e em conformidade com as suas características, respeitando-os e moldando-os com paixão, rigor e exigência.
Por sua vez, o Projeto Educativo do ICE plasma a sua própria identidade nos seus cinco eixos de atuação transversal, que se cumprem dentro e fora do espaço de sala de aula em estreita relação com todos os elementos da comunidade educativa e através do desenvolvimento de projetos, domínios de autonomia curricular e ofertas complementares de escola como: a Saúde Mental, a Inovação, o Sucesso Escolar, a Extensão e Impacto na Comunidade, e a Empregabilidade/Empreendedorismo são os alicerces da nossa Escola.
São estas especificidades que tornam o ICE num Projeto Educativo singular, onde, através de diretrizes pedagógicas bem definidas são potenciadas, nos alunos, aprendizagens significativas desenvolvendo-se o pensamento crítico, a responsabilidade, a autonomia e a cooperação. Esta é a Escola que temos para oferecer, uma Escola Feliz, onde cresceremos, sem dúvida alguma, todos juntos.