●Área do Aluno
♙ECommunity
PEDAGO
Instituto de Ciências Educativas
PRÉ-INSCRIÇÃO
O ICE
ÁREA EDUCATIVA
ANO LETIVO
ATIVIDADES
NOTÍCIAS E EVENTOS
CONTACTOS
Instituto de Ciências Educativas
Newsletter

Fique a par das novidades

Receba as novidades e informações do ICE diretamente no seu email.

O ICE

  • Quem Somos
  • Mensagem da Direção Pedagógica
  • Organização
  • Instalações
  • Regulamento Interno
  • Parcerias e Protocolos
  • Hino do ICE
  • Alumni ICE

ANO LETIVO

  • Pré-Inscrição
  • Calendário Escolar
  • Horários
  • Projetos
  • Avaliação Externa
  • Artigos de Opinião
  • Newsletter

Contactos

secretaria@ice.edu.pt
Proteção de dados: dpo@pedago.pt
+351 219 347 130
Rua dos Lilases, 2 – Serra da Amoreira | 2620-505 Ramada

© 2026 Instituto de Ciências Educativas (ICE). Todos os direitos reservados.

Livro de ElogiosLivro de ReclamaçõesTermos & Cookies
1ª Edição da Semana da Atividade Física e da Saúde | Instituto de Ciências Educativas (ICE)
Instituto de Ciências Educativas (ICE)
O ICE
Quem SomosMensagem da Direção PedagógicaOrganizaçãoInstalaçõesRegulamento InternoParcerias e ProtocolosHino do ICEAlumni ICE
ÁREA EDUCATIVA
A Nossa EquipaGrandes LinhasEstruturas de Orientação EducativaServiço de Psicologia e Orientação
ANO LETIVO
Pré-InscriçãoCalendário EscolarHoráriosProjetosAvaliação ExternaArtigos de OpiniãoNewsletter
ATIVIDADES
ProjetosClubesBritish Council
NOTÍCIAS E EVENTOS
CONTACTOS

Acesso rápido

ECommunityPré-inscrição

Siga-nos

Instituto de Ciências Educativas

Notícia26 de março de 2024

1ª Edição da Semana da Atividade Física e da Saúde

Iniciativa promoveu 4 dias de atividades onde a Saúde e a Atividade Física foram uma constante

19 fotografias — clique para ampliar

Terminou na passada quinta-feira a Semana da Atividade Física e da Saúde da nossa Escola!

O evento que se realizou entre os dias 18 e 21 de março, foi organizado pelo Departamento de Educação Física e pelo Departamento de Ciências Experimentais, numa iniciativa que aconteceu este ano pela primeira vez.

Com a dinamização de várias atividades ao longo dos 4 dias do evento, a iniciativa procurou incentivar à adoção de boas práticas e de um estilo de vida saudável e equilibrado por parte de toda a comunidade educativa, proporcionando a todos momentos de diversão, aprendizagem e de partilha e nos quais, como não poderia deixar de ser, a componente do Desporto e atividade física esteve sempre presente!

A iniciativa permitiu aos nossos alunos participar em várias aulas abertas, workshops e palestras informativas, numa semana que contou ainda com a apresentação de exposições temáticas, a dinamização de rastreios e de uma campanha solidária e durante a qual a emoção do desporto esteve sempre presenta com a dinamização do sempre entusiasmante Torneio de Futsal.

Entre os vários momentos do evento, destaque para a aula aberta com o Prof. Nuno Dias, docente do Departamento de Desporto do ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo e Treinador de Futsal da equipa sénior do Futsal do Sporting CP, num momento que lotou o nosso pavilhão e que permitiu aos nossos alunos experimentarem a realidade da alto rendimento com a participação num treino dinamizado pelo nosso convidado e ainda estarem à conversa com o treinador que em 2022 foi considerado o melhor treinador de Futsal do Mundo.

Também integrado no evento, a nossa escola recebeu a visita de convidados muito especiais: os meninos e meninas do 4.º ano do Externato Pica-Pau que vieram participar numa aula totalmente preparada a pensar neles e dinamizada pelo Departamento de Educação Física da nossa Escola, num momento muito divertido e que permitiu a todos os alunos tomarem contacto com uma nova realidade de aulas, que irão encontrar já a partir do 2.º ciclo.

Porque a informação é muito importante, os alunos puderam ainda ficar a saber mais sobre saúde mental com uma ação dinamizada pela Dra. Marta Rodrigues e também sobre os cuidados a ter com as costas, numa palestra dinamizada pelo Dr. Francisco Rebelo (do Projeto Olhe pelas suas costas).

Para terminar da melhor forma, os alunos do 7.º e 8.º ano puderam ainda participar numa aula de Parkour dinamizada pelo Professor André Freitas, responsável pelo Projeto Parkour Way e que contou com a participação do recém consagrado campeão nacional num momento que permitiu a quase 50 alunos tomarem contacto com esta modalidade que de ano para ano conquista mais e mais praticantes.

A semana permitiu ainda aos alunos “olharem pela sua saúde”, dando-lhes a possibilidade de participar em rastreios oftalmológicos mas também de glicémia e tensão arterial, rastreios dinamizados pelas várias farmácias parceiras que se juntaram ao projeto mas também de darem uma vez mais mostra da solidariedade que caracteriza a nossa comunidade educativa, com a entrega de vários artigos de saúde e higiene à ONG “Médicos do Mundo” que ao longo de 2 dias esteve na nossa Escola a recolher os bens angariados no âmbito da campanha solidária organizada no âmbito da iniciativa.

O ICE agradece a colaboração de todos os parceiros, eles que contribuíram de forma decisiva para o sucesso desta iniciativa que sensibilizou toda a comunidade educativa para a importância da atividade física e da saúde.

PartilharFacebook

Mais fotografias