Nos passados dias 29 e 30, do mês de maio, três alunos do 10.º ano da nossa escola, participaram na Sessão Nacional do projeto do Parlamento dos Jovens que decorreu na Assembleia da República. A representar o distrito de Lisboa tivemos os deputados Gonçalo Pires (10.ºCLH) e Laura Baptista (10.ºCT), acompanhados pela jornalista Leonor Dias (10.ºCLH).
Durante estes dois dias, participaram em diversas atividades, para além da sessão plenária. No dia 29 foram recebidos com um beberete, seguindo-se o trabalho de discussão das medidas do projeto nas comissões parlamentares, por parte dos alunos deputados Gonçalo Pires e Laura Baptista. A Leonor Dias, como os seus colegas jornalistas, tiveram uma visita guiada pela a Assembleia da República. Durante essa tarde houve um intenso trabalho político nas comissões, onde os jornalistas acompanharam sempre de muito perto todo o processo.
No dia 30, deu-se, então, a tão esperada Sessão Nacional, que foi dividida em duas partes. Durante a manhã, a sessão de abertura, com a presença do Senhor Presidente da Assembleia da República; o Secretário de Estado da Juventude; o Senhor deputado Alexandre Quintanilha, bem como os representantes de todos os partidos políticos com assento na Assembleia da República. Nesta sessão falou-se do que consistia esta iniciativa do Parlamento dos Jovens e quais os seus objetivos. Após isto, seguiu-se uma ronda de perguntas aos deputados, representantes dos diferentes partidos políticos. A terminar o período da manhã, houve uma conferência de imprensa, realizada pelo Senhor deputado Alexandre Quintanilha, no papel de presidente da comissão de educação da Assembleia da República, onde estiveram presentes todos os alunos jornalistas e membros da imprensa nacional.
Já durante a sessão da tarde, realizou-se então a votação das medidas, que iriam ser posteriormente aprovadas para o projeto de recomendação final deste ano do Parlamento dos Jovens. Nesta votação observou-se um interessante debate entre os deputados eleitos pelos diversos círculos eleitorais. Num verdadeiro exercício de democracia, as medidas propostas foram desde a alteração; eliminação e aprovação.
No final da sessão, chegou-se a um consenso, e aprovou-se um projeto de recomendação final com um total de 10 medidas, que têm o objetivo de atenuar e dar resposta aos problemas e desafios da saúde mental dos jovens portugueses.
Texto redigido pela estudante Leonor Dias 10.ºCLH