Miguel Geraldes

Professor de Educação Física
Educar para a Saúde e Atividade Física
“Assim, uma pessoa com uma vida fisicamente ativa, será capaz de realizar atividades do seu quotidiano muito mais facilmente. Sermos fisicamente ativos, faz-nos viver ao invés de sobreviver e é nesse sentido que trabalhamos todos os dias no Departamento de Educação Física da nossa Escola”

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), ser saudável é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”. Se nos cingirmos a esta definição, parece óbvio que o exercício físico é bom para a saúde.

O corpo humano foi concebido para se mover e, portanto, requer exercício regular para se manter funcional e evitar ficar doente. Um estilo de vida sedentário tem demonstrado ser um fator de risco que potencia o desenvolvimento de inúmeras doenças crónicas, incluindo doenças cardiovasculares, que são das principais causas de morte no mundo ocidental. Por outro lado, levar uma vida fisicamente ativa produz inúmeros benefícios físicos e psicológicos. Existe uma relação direta entre a atividade física e a esperança média de vida, pelo que as populações fisicamente ativas tendem a viver mais tempo do que as inativas.

O organismo humano, como consequência do treino físico regular, apresenta modificações morfológicas e funcionais nos seus diferentes aparelhos e sistemas a que chamamos adaptações, que tornarão possível prevenir ou retardar o aparecimento de certas doenças e melhorar a nossa aptidão física.  Além disso, as pessoas que realizam exercício físico têm uma sensação de bem-estar, quer a nível físico quer psicológico, o que indica que para além de mais tempo, quem é ativo têm uma melhor qualidade de vida.

Assim, uma pessoa com uma vida fisicamente ativa, será capaz de realizar atividades do seu quotidiano muito mais facilmente. Sermos fisicamente ativos, faz-nos viver ao invés de sobreviver.

A disciplina da Educação Física tem um papel fundamental para o desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis em crianças e adolescentes. Mas afinal, o que é a Educação Física? A atividade física é um qualquer movimento realizado que gera um gasto calórico, não implicando qualquer tipo de planeamento. Já a Educação Física é uma atividade e disciplina curricular que implica a prática de atividade física planeada e estruturada com vista a corresponder da melhor forma as necessidades de cada aluno.

Os programas de Educação Física nas escolas oferecem uma oportunidade de proporcionar atividade física de qualidade a todas as crianças e de lhes desenvolver competências e ensinar os conhecimentos necessários para estabelecer e manter um estilo de vida ativo. Os professores de Educação Física avaliam os conhecimentos dos alunos, as suas capacidades motoras e sociais, e fornecem instrução num ambiente seguro e de apoio. Com base na sequência de aprendizagem, a Educação Física não deve ser comparada ou confundida com outras experiências de atividade física, também muito importantes.

Um programa de Educação Física de qualidade, como é o caso no Instituto de Ciências Educativas, oferece oportunidades de aprendizagem para todos, estimulando a inclusão, a socialização e o trabalho em equipa, tudo isto integrado dentro da prática de atividade física devidamente planeada e estruturada.

Segunda a quinta-feira, entre as 9h e as 18h.